terça-feira, 22 de junho de 2010

A FELICIDADE NÃO É O CAMINHO PARA SER FELIZ

Em minha caminhada a dois, com meu esposo, e também em nosso trabalho com casais, tenho pensado e ouvido muito sobre ser feliz. Já ouvimos várias pessoas justificando sua separação conjugal em nome de ser feliz, afinal o ser humano tem direito a felicidade! Por isso decidi conversar com vocês sobre felicidade, ou melhor, sobre ser feliz.
Um dia desses, vendo o filme "Onde moram os monstros" ouvi uma frase mais ou menos assim: "A felicidade nem sempre é o melhor caminho para ser feliz". Como? Não será a felicidade o único caminho possível para ser feliz?
Para pensar sobre isso precisamos pensar primeiro sobre o que é felicidade? Segundo o dicionário, felicidade é "qualidade ou estado de quem está ou é feliz" (AULETE, caldas. Dicionário Aulete da língua portuguesa. 2008) . Interessante, o filme tem razão! Como esperar que a felicidade nos leve a sermos felizes se é uma qualidade ou estado de ser que é consequência de sermos felizes? Não é o caminho para ser feliz, mas é o que sentimos ou vivenciamos quando estamos felizes.
Mas se a felicidade não é o caminho para ser feliz, qual será o caminho?
Às vezes, achamos que nossa felicidade é conquistada pelo "ter". Como indivíduos socialmente influenciados, e que vivem numa sociedade capitalista, pensamos que quando tivermos coisas, bens, posições sociais, etc, conseguiremos alcançar o estado de ser feliz. Mas basta olhar tantos exemplos ao nosso redor, na mídia, na política, para constatar que o dinheiro, a fama, o reconhecimento social, não compram o "ser feliz".
Alguns não conseguem o ter. Mas, então pensam que o reconhecimento pode fazê-los felizes. Buscam conhecimento, estudam, publicam sua ideias e encontram o prazer em aprender e conhecer. Mas somente isso não os tornam felizes, pois quanto mais estudam comprovam o que diz o filósofo Sócrates, "só sei que não sei".
Muitos outros caminhos para sermos felizes nos são propostos, como corpo perfeito, beleza, vida social, saúde, mas quero fazer uma reflexão sobre a busca em ser feliz através do relacionamento amoroso com outra pessoa.
Quem nunca iniciou um relacionamento em busca de ser feliz? Esperamos que o outro nos supra, que nos dê aquilo que não temos, que traga para a relação a possibilidade de sermos felizes. Você já sentiu isso? Eu já. O sentimento que surge quando somos atraídos por outro vem, muitas vezes, acompanhado da expectativa de que o outro nos faça feliz.
E muitas vezes, durante um tempo, a felicidade dos momentos juntos parece que será o caminho para sermos felizes. Assim, comprometemo-nos e firmamos alianças. Mas chega o momento quando o outro não consegue esta façanha, então o caminho mais fácil é deixar o outro e reiniciar o ciclo desta busca.
Quero terminar com seguinte reflexão: ser feliz não é um estado que seja determinado por circunstâncias, posses ou pessoas, pois tudo isso é externo a nós!
Ser feliz é possível quando este estado é gerado em nosso interior. Muitas vezes é gerado não através da felicidade, mas da dor, da introspecção, do abrir mão do orgulho, da renúncia à felicidade. Paradoxo? Ser feliz renunciando à felicidade?
O grande apóstolo Paulo, nos dá seu exemplo de vida quando fala que passou fome, mas também abundância; esteve só, mas também foi socorrido quando precisou; teve alta instrução intelectual, mas também considerou isso como nada; sentiu-se humilhado e outros momentos honrado, mas nada disso foi o que o fez feliz. Em seu livro que trata da alegria, carta aos Filipenses, ele nos dá a receita: "Aprendi a viver feliz (minha interpretação de contente) em qualquer situação [...] Tudo posso naquele que me fortalece." Fil. 4:11-13. Aquele que fortalecia Paulo foi quem o encontrou no caminho de Damasco: Jesus Cristo.
Eis o único e verdadeiro caminho para sermos felizes: Jesus Cristo!
Santo Agostinho declara que "Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti." O ser feliz só é possível ao ser humano quando encontra o descanso na relação com Deus e, consequentemente, consigo.
O caminho, portanto, é encontrar-se com Jesus e permitir que Ele te faça feliz de dentro para fora. Talvez as circunstâncias não mudem, seu cônjuge não melhore, você continue sem dinheiro, sem saúde, aprendendo a viver com suas deficiências e a dos outros, mas será feliz porque seu coração descansa naquele que não muda e é o único que te pode fazer feliz.
Seja feliz!!!


reflexão: "Não termine seu casamento, convide Jesus para te fazer feliz neste casamento"

fonte:
http://lidiaparanhos.blogspot.com/

NÃO PODERIA DEIXAR DE PUBLICAR ESSE BELISSIMO TEXTO DA MINHA PROFESSORA EM PSICOPEDAGOGIA LÍDIA PARANHOS. LINDO.

Um comentário:

  1. e aí caverna..entra lá no meu blog... movidoaletras.blogspot.com
    literatura penapolense. abraço, rafael.

    ResponderExcluir