sexta-feira, 26 de março de 2010
DESPERTAR
http://recantodasletras.uol.com.br/contos/2160040
LEITURA
quarta-feira, 24 de março de 2010
SER CHIQUE É UMA QUESTÃO DE ATITUDE...
Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como atualmente. A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão a venda. Elegância é uma delas. Assim, para ser chique é preciso muito mais que uns guarda-roupas recheados de grifes importadas. Muito mais que um belo carro Alemão. O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta. Chique mesmo é quem fala baixo. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes. Mas que, sem querer, atrai todos os olhares, porque tem brilho próprio.
Chique mesmo é quem é discreto, não faz perguntas inoportunas, nem procura saber o que não é da sua conta. Chique mesmo é parar na faixa de pedestre e abominar a mania de jogar lixo na rua. Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e as pessoas que estão no elevador. É lembrar do aniversário dos amigos. Chique mesmo é não se exceder nunca. Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir. Chique mesmo é olhar no olho do seu interlocutor. É "desligar o radar" quando estiverem sentados a mesa do restaurante, e prestar verdadeira atenção à sua companhia. Chique mesmo é honrar a sua palavra. É ser grato a quem lhe ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.
Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, mas ficar feliz ao ser prestigiado. Mas para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre do quanto que a vida é breve e de que vamos todos para o mesmo lugar. Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se cruzar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem. Porque, no final das contas, chique mesmo é ser feliz!
Texto do livro "A quem interessar possa", de Gilka Aria.
terça-feira, 23 de março de 2010
SE VOCÊ DISSER QUE SIM - FRANCIELE
KISS - BECAUSE I'M A GIRL -
ORIGINAL NO YOUTUBE EM
http://www.youtube.com/watch?v=2PMsDWQAjEQ
domingo, 21 de março de 2010
ENTREVISTA COM PROFESSOR DEMÉTRIO MAGNOLI SOBRE RACISMO NA ESCOLA
Olá pessoal. Mando-lhes um vídeo entrevista feito pela revista Nova Escola com o professor Demétrio Magnoli que comenta sobre o pensamento racista e a discriminação racial na escola
acessem o vídeo pelo endereço
sábado, 20 de março de 2010
TAMBÉM TENHO SAUDADE
Famosidades, Atualizado: 16/3/2010 7:49
Por Onde Anda: Luciano Amaral
Imagem: Divulgação
Por RENATA FIORE
SÃO PAULO - “Alô, alô! Planeta Terra chamando, planeta Terra chamando”. Quem foi criança nos anos 90 nunca mais se esqueceu da famosa frase de Lucas Silva e Silva, personagem de Luciano Amaral na série “Mundo da Lua”. O rosto de menino e o sorriso sempre aberto não mudaram.
Hoje, aos 30 anos, ele pode se gabar: são 24 anos de carreira e diversos prêmios acumulados. Tudo começou com um comercial de TV e, de lá para cá, Luciano nunca mais parou.
Aos 11 anos ele disputou uma vaga com 300 garotos, passou e entrou definitivamente para a televisão. Programas como “Mundo da Lua” e “Castelo Rá-Tim-Bum” passam na TV Cultura até hoje e fizeram parte da infância de muita gente. “Hoje, quando assisto algum episódio, tenho o mesmo sentimento de qualquer pessoa ao ver uma foto sua quando criança, mas já são 20 anos assistindo aos mesmos programas para ficar emocionado”, brincou.
Sobre a infância cheia de responsabilidades, o ator afirma que não se arrepende de ter começado cedo e que tem muito orgulho dos trabalhos que realizou. “Acho que foram experiências maravilhosas”, disse.
Depois de Lucas Silva e Silva e Pedro, muita coisa mudou na vida de Luciano Amaral. E, por onde ele anda agora? O Famosidades foi atrás do rapaz. Confira!
Entre papéis em peças de teatro e novelas, Luciano fez faculdade de Rádio e Televisão, viajou para os Estados Unidos e voltou de lá para ser assistente de direção de Mira Haar no espetáculo “Castelo Rá-Tim-Bum”, em 2008. A experiência trouxe bons frutos ao rapaz. “Só quem dirige e atua sabe como são diferentes os pontos de vista. Dirigir agora faz parte das coisas que desejo fazer”, revelou.
Ator, diretor e apresentador. Sim, Luciano também se arriscou a apresentar logo cedo. O primeiro programa foi o “Turma da Cultura”, em 1997. Segundo ele, foram três anos de muito aprendizado. “Foi só o primeiro que apresentei na carreira. Uma escola. A vontade de fazer um programa parecido é imensa, o que na TV atualmente é algo bem raro”, disse.
Hoje, o rapaz apresenta o “Mok”, na PlayTV, programa sobre tecnologia e games. Mas esse tipo de assunto acompanha o moço há muito tempo.
Em 2003, Luciano estreou o “G4 Brasil”, na Band, no qual falava sobre os lançamentos de jogos e consoles. O sucesso foi tanto que logo depois veio a GameTV. Por lá, ele apresentava os extintos “Gamezone” e “Combo - Fala + Joga”. Essa paixão pelos jogos eletrônicos continua até hoje: “Ando muito sem tempo para jogar, mas amo videogame”.
O rapaz é tão apaixonado pelo assunto que carrega um videogame portátil e joga no caminho, entre uma gravação e outra. “Também roubo o joystick da mão dos produtores da TV enquanto estão jogando algo por lá”, lembrou.
Sabe como o Famosidades encontrou Luciano? Pelo Twitter do rapaz. Geek confesso, ele se considera alguém que procura sempre estar informado sobre tudo o que acontece no universo tecnológico. “Também pelo trabalho, mas gosto de ver os últimos lançamentos de jogos, usar celular para acessar internet e redes sociais”.
Como o “Mok” tem apenas 15 minutos, Luciano está em negociações com a PlayTV para dobrar o tempo de duração do programa. “Isso significa dobrar tudo literalmente, e esse é um processo complicado”, explicou. Além da apresentação, o moço revelou que está tentando dividir o tempo com o teatro. “Apesar de ficar corrido, é algo que me satisfaz e mata minha vontade de atuar”.
Sobre novos projetos, Luciano diz que tem algumas cartas na manga, mas é preciso tempo e algumas parcerias para concretizar. Enquanto isso, o público pode matar a saudades do ator, ainda pequeno, nos programas da TV Cultura e, claro, todos os dias, às 20h45, na PlayTV.
Acompanhe o Famosidades no Twitter: http://twitter.com/Famosidade
http://entretenimento.br.msn.com/famosos/noticias-artigo.aspx?cp-documentid=23648215&page=0COM A INTERNET VOCÊ ESTÁ DOIDÃO
Você acaba se tornando um escravo de tudo o que ela oferece. E fica na ânsia de devorar tudo o que ela oferece. Você não percebe que quem está devorando ainda é ela. E você é um bichinho passivo, deitado, vendo-a fazer todo o trabalho. E no final de tudo, desliga o computador e não lembra de nada que fez. Não lembra de quem estava deitado com você. Não sabe quem transou com você. Você estava bebado, ludibriado, drogado, envenenado. Cara. Cuidado.
Mostre quem tem consciência. Apesar de parecer, a internet não tem consciência. Você não pode deixar que a onda leve. Diga para a onda aonde você que ser levado.
A vida com a tecnologia não está dando mais tempo para o lazer, o descanso. Você está no xadrez cara. E sem fumar maconha, com a internet, você está doidão. Não sabe quem é e não sabe dizer para onde vai ou para onde quer ir.
A internet é um demônio se você não disser para ela para que você veio. Deixe-se iludir pelo seu canto. Ela deixará-lo preso a uma ilha virtual que talvez não poderá voltar nunca mais.
quinta-feira, 18 de março de 2010
PESQUISA SOBRE AULAS EM L.E. - INGLÊS
18 de março de 2010
Provinha Brasil 2010 está disponível
Está disponível a versão digital da primeira edição da Provinha Brasil de 2010. Os gestores interessados na sua aplicação podem acessar a página eletrônica http://provinhabrasil.inep.gov.br para fazer o download da prova. No mesmo endereço virtual, professores e gestores podem se informar sobre os objetivos da prova, formas de participar, características, aplicação e resultados. Também está disponível todo o material relativo às edições anteriores.
A Provinha Brasil foi criada em 2008 e trata-se de um instrumento de avaliação que tem por objetivo possibilitar a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino após um ano de escolaridade. Dessa forma, a prova é aplicada aos alunos matriculados no segundo ano de escolarização em dois momentos: no início e no final do ano letivo. As provas são elaboradas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e distribuídas a todas as secretarias de educação pelo MEC (Ministério da Educação). A aplicação da provinha é voluntária e deve ser coordenada pelas redes estaduais e municipais de educação. A correção das provas e utilização dos resultados também é atribuição das redes.
A expectativa do INEP/MEC é oferecer aos gestores públicos e aos professores de suas redes informações sobre o nível de alfabetização dos alunos logo no começo do processo de aprendizagem permitindo, assim, intervenções com vistas à correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita. No final do ano é aplicada outra prova, para que professor e gestor possam avaliar quanto o aluno progrediu ao longo do ano.
Para fazer o download do material disponibilizado, os secretários de educação devem utilizar o CPF e a senha de acesso do sistema Educacenso. Não é necessário imprimir as provas e demais documentos referentes, porque todo o kit da Provinha Brasil já está sendo distribuído pela Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação - MEC, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, para todos os municípios das 27 Unidades Federativas do Brasil.
O download do Kit do 1º semestre de 2010 é restrito aos gestores das secretarias de educação. Em novembro de 2010 esse material estará disponível para todo o público.
Assessoria de Imprensa do Inep/ MEC
ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O PROFESSOR BRASILEIRO
Com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007
Professor é aquele que rege uma classe de educação em diferentes níveis ou modalidades. Essa é a definição exposta no Estudo Exploratório sobre o Professor Brasileiro:
"Considera-se como tal o indivíduo que, na data de referência do levantamento, atuava como regente de classe da educação básica, em suas diferentes etapas ou modalidades de ensino. Isto é, professor é o sujeito que estava em sala de aula, na regência de turmas e em efetivo
exercício na data de referência do Censo Escolar." p.17
Documento elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, órgão que realiza anualmente o Censo Escolar da Educação Básica
Expõe o perfil do professorado brasileiro da Educação básica nos níveis da Educação infantil (Creche, Pré-escola), Ensino fundamental (Anos iniciais e Anos finais) e Ensino médio. O documento apresenta informações do total de 1.882.961 docentes com gráficos ilustrando comentários sobre as características principais desses docentes como idade, cor, formação, escola onde leciona (pública ou privada, municipal, estadual ou federal, urbana ou rural, matutina, vespertina ou noturna), disciplina que leciona entre outros
Podemos ver algumas pontuações interessantes a respeito do docente brasileiro como:
"1.507.096 trabalham exclusivamente na rede pública de ensino... 16,4% dos professores atuam exclusivamente na rede privada,... um total de 309.644 docentes" p.25
Esses dados são válidos para conhecermos a população professores do país a fim de implementar políticas positivas que possibilitem melhorias para o processo ensino-aprendizagem do Brasil
"A caracterização do cotidiano dos professores brasileiros é fundamental para a compreensão dos aspetos que condicionam seu trabalho pedagógico, a estrutura e a organização das escolas e as condições de aprendizagem dos alunos." p.23 e 24
Dados que mostram que “90% possuem licenciatura - formação adequada para atuar na educação básica, segundo a legislação educacional vigente" p. 26 pode trazer questionamento como: por que a educação não atinge bons resultados em avaliações internas e externas (SARESP, PROVA BRASIL, ENEM, ENADE)? Podemos levantar hipóteses de que não é mais necessário apenas preocupar-ser com a formação inicial, mas, também, com a formação continuada desses professores e que é necessário dar condições materiais, financeiras e humanas para que esses mesmos professores possam se formar continuamente.
Esse documento ainda nos expõe que "Os denominados 'professores leigos' (sem formação mínima para exercer a docência) formam um contingente de 119.323 docentes (6,3%), distribuídos em todo o País" p. 26. Evidentemente que se percebe um grande movimento legislativo de diminuir cada vez mais o número de professores sem formação, dando-lhes condições de, além de se formarem, aprimorarem seus conhecimentos para oferecem um trabalho de maior qualidade. Não é apenas interesse dos Governos Federal, Estaduais e Municipais, mas de todos os membros de uma sociedade que busca um aprimoramento do grupo social onde vivem.
Outros dados interessantes encontramos nesse documento como:
"As áreas de formação superior com maior número de professores em relação ao total de docentes são: Pedagogia (29,2%), Letras/Literatura/Língua Portuguesa (11,9%), Matemática (7,4%) e História (6,4%)" p.26
O que nos faz perguntar a respeito das outras disciplinas. Como se dá a formação de professores de outras disciplinas? Quem são os professores dessas disciplinas e por que essas disciplinas têm um menor número de professores?
"As áreas de formação de nível superior com maior número de professores são: Letras/Literatura/Língua Portuguesa (15,4%), Matemática (11,4%), História (8,8%), Pedagogia/Ciências da Educação (8,7%), Letras/Literatura/Língua Estrangeira (7,5%) e Geografia (7,2%).p.41
Sobre a carga horária do professor, há índices interessantes.
"Quanto a um possível indicador de carga de trabalho, que é o número de turmas que cada professor rege, a maior parte dos docentes (85,5%) é responsável por até duas turmas. Os resultados indicam que 69,1% deles atuam em apenas uma turma; quanto às disciplinas, 73,6% lecionam em cinco ou mais disciplinas." p.36
O que me parece confirmar a hipóteses de que o professor precisa se dedicar a mais de uma turma, o que sensivelmente pode interferir no seu desempenho. Claro que é necessário analisar outras circunstâncias, mas devemos reconhecer que o nosso professor brasileiro, devido à baixa remuneração, precisa se desdobrar em várias turmas para poder ganhar o mínimo para a sua sobrevivência.
Por fim, o Estudo traça um perfil do professor:
"O professor 'típico' no Brasil é do sexo feminino, de nacionalidade brasileira e tem 30 anos de idade. A raça/cor é não-declarada, possui escolaridade de nível superior (com licenciatura) e sua área de formação é Pedagogia ou Ciência da Educação. Leciona, predominantemente, a disciplina Língua/Literatura Portuguesa, trabalha em apenas uma escola, de localização urbana, e é responsável por uma turma com 35 alunos em média" p. 48
A respeito da classificação raça/cor não-declarada o documento sinaliza que "Em 2007, o atributo mais freqüente foi a cor/raça 'não-declarada' (51,01%), seguido de 'branca' (32,36%), quando se considera o número total de docentes da educação básica.”
Nesse quesito podemos refletir o porquê do alto índice de professores escolherem a opção de cor/raça "não-declarada". De muitas razões podemos enumerar algumas hipóteses como contexto sociocultural, consciência individual sobre a temática racial como sinaliza o documento
"Algumas limitações encontradas no estudo devem ser registradas. o grande percentual de respostas ao quesito raça/cor na opção 'não-declarada', 51,1% em toda a educação básica, merece estudo específico a respeito de suas causas. Estas podem estar associadas às inexistências ou dificuldade na coleta das informações, à rejeição do declarante às distinções oferecidas (branca, preta, parda, amarela, indígena) ou, ainda, a contextos socioculturais, que, além de repercutirem as disparidades entre municípios e regiões, podem limitar ou ampliar a consciência individual sobre a temática racial. Mesmo assim, os resultados obtidos refletem, ainda que modestamente, a diversidade étnica da constituição da população brasileira." p.49
A importância desses dados quantitativos, como já foi dito, é para podermos visualizar a situação em que se encontra o quadro de professores de nosso país e propor políticas positivas de apoio e melhoria para o processo ensino-aprendizagem. A Educação é tema urgente para uma sociedade que se pretende moderna. É inconcebível aceitarmos disparidades regionais e sociais onde encontramos cidadãos excluídos do efetivo processo educativo.
VALDIR DOS SANTOS LOPES
quarta-feira, 17 de março de 2010
sábado, 13 de março de 2010
BLACK EYED PEAS
I Gotta Feeling
Black Eyed Peas
Composição: Will Adams / Allen Pineda / Jaime Gomez / Stacy FergusonI gotta feelin'
That tonight's gonna be a good night
That tonight's gonna be a good night
That tonight's gonna be a good good night (x4)
Tonight's the night
Let's live it up
I got my money
Let's spend it up
Go out and smash it
Like Oh My God
Jump off that sofa
Let's get get off
I know that we'll have a ball
If we get down and go out
And just loose it all
I feel stressed out
I wanna let it go
Let's go way out spaced out
And loosing all control
Fill up my cup
Mazal tov
Look at her dancing
Just take it off
Let's paint the town
We'll shut it down
Let's burn the roof
And then we'll do it again
Let's do it
Let's do it
Let's do it
Let's do it
And do it
And do it
Let's live it up
And do it
And do it
And do it, do it, do it
Let's do it
Let's do it
Let's do it 'cuz
I gotta feelin'
That tonight's gonna be a good night
That tonight's gonna be a good night
That tonight's gonna be a good good night (x2)
Tonight's the night
Let's live it up
I got my money
Let's spend it up
Go out and smash it
Like Oh My God
Jump off that sofa
Let's get get off
Fill up my cup (Drink)
Mazal tov (Le chaim)
Look at her dancing (Move it Move it)
Just take it off
Let's paint the town
We'll shut it down
Let's burn the roof
And then we'll do it again
Let's do it
Let's do it
Let's do it
Let's do it
And do it
And do it
Let's live it up
And do it
And do it
And do it, do it, do it
Let's do it
Let's do it
Let's do it, do it, do it
Here we come
Here we go
We gotta rock
Easy come
Easy go
Now we on top
Feel the shot
Body rock
Rock it don't stop
Round and round
Up and down
Around the clock
Monday, Tuesday
Wednesday and Thursday
Friday, Saturday
Saturday and Sunday
Get get get get get with us
You know what we say
Party every day
Pa pa pa Party every day
And I'm feelin'
That tonight's gonna be a good night
That tonight's gonna be a good night
That tonight's gonna be a good good night
That tonight's gonna be a good night
That tonight's gonna be a good night
That tonight's gonna be a good good night
http://letras.terra.com.br/black-eyed-peas/1487982/
sexta-feira, 12 de março de 2010
AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Senhor Deus, nosso Pai, nós cremos em vós. Nós esperamos em vós. Nós vos amamos. Nós vos agradecemos este dia que começa. Nós vos damos graças, por que estamos com vida e nós vos oferecemos este dia com todas as nossas alegrias e sofrimentos, com todos os nossos trabalhos e divertimentos. Guardai-nos do pecado e fazei de nós um instrumento de vossa paz e de vosso amor. Ajudai-nos a observar vossos mandamentos. Amém.
ORAÇÃO PARA O DIA EM QUE ENVIAREI A MINHA OFERTA PARA A CAMPANHA DOS DEVOTOS
Recebei, ó Mãe Aparecida, a minha oferta. É com o coração agradecido por tantas graças alcançadas, por vossa intercessão, que envio hoje a minha oferta para o vosso Santuário em Aparecida. Eu pertenço à vossa família e quero colaborar com a vossa obra missionária. Quero, com esta oferta, agradecer a vossa proteção em favor de toda a minha família. Conservai-nos em comunhão com Cristo, o vosso Filho e nosso Salvador. Amém!
"Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: ‘Tu não estás longe do Reino de Deus’ ".
O homem tinha concordado com Jesus que o mais importante é amar a Deus e ao próximo. Por isso praticamente já se abrira para o reino de Deus. Isso vem lembrar-me que o poder e a graça de Cristo agem no coração de todos, e por isso todos podem chegar à fé e à salvação. Esse poder divino de Jesus pode fazer brotar a vida nova mesmo no coração dos que ainda não o conhecem.
ORAÇÃO
Senhor, hoje eu vos quero agradecer a salvação que realizais no coração de homens e mulheres que nem ouviram falar de vós, mas se deixaram conquistar interiormente por vossa graça. Ajudai-os no seu difícil e longo caminho, para que possam viver em vossa amizade, apesar dos obstáculos que encontram em seu ambiente de vida. Guardai-os no vosso amor e na vossa paz. Amém.
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE APARECIDA
quinta-feira, 11 de março de 2010
QUANTO CUSTA O SEU POLÍTICO
RECEBI POR E-MAIL. NÃO SEI DE QUE DATA É ESSA REPORTAGEM, MAS CONTINUA SENDO CONTEMPORÂNEA. É ANO POLÍTICO, NÃO É? POIS BEM...
quarta-feira, 10 de março de 2010
MEDITAÇÃO
"Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento".
Jesus garante a validade das promessas e das normas dadas no Antigo Testamento. Afirma, porém, que elas serão assumidas e cumpridas de um modo que complete suas limitações. De modo semelhante devemos olhar para o que recebemos do passado: a doutrina continua válida, as normas ainda valem, mas podemos e devemos compreendê-las e vivê-las de modo mais profundo.
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE APARECIDA
terça-feira, 9 de março de 2010
SENDO DIVAGAÇÕES
Fumando apenas um cigarro
Nem vou lhe beijar
Gastando assim o meu batom
Quanto ao pano dos confetes
Já passou meu carnaval
E isso explica porque o sexo
É assunto popular..."
ZÉ RAMALHO
CARO POETA, EU NÃO QUERO ME SUJAR
MAS NÃO QUERO FICAR AQUI OLHANDO
TODOS IREM EMBORA
MAS NÃO SEI SE POSSO CAMINHAR
sábado, 6 de março de 2010
A POESIA DE ZÉ RAMALHO
Chão de Giz
Zé Ramalho
Composição: Zé Ramalho
Eu desço dessa solidão
Espalho coisas sobre
Um Chão de Giz
Há meros devaneios tolos
A me torturar
Fotografias recortadas
Em jornais de folhas
Amiúde!
Eu vou te jogar
Num pano de guardar confetes
Eu vou te jogar
Num pano de guardar confetes...
Disparo balas de canhão
É inútil, pois existe
Um grão-vizir
Há tantas violetas velhas
Sem um colibri
Queria usar quem sabe
Uma camisa de força
Ou de vênus
Mas não vou gozar de nós
Apenas um cigarro
Nem vou lhe beijar
Gastando assim o meu batom...
Agora pego
Um caminhão na lona
Vou a nocaute outra vez
Prá sempre fui acorrentado
No seu calcanhar
Meus vinte anos de "boy"
That's over, baby!
Freud explica...
Não vou me sujar
Fumando apenas um cigarro
Nem vou lhe beijar
Gastando assim o meu batom
Quanto ao pano dos confetes
Já passou meu carnaval
E isso explica porque o sexo
É assunto popular...
No mais estou indo embora!
No mais estou indo embora!
No mais estou indo embora!
No mais!...
http://letras.terra.com.br/ze-ramalho/49364/