domingo, 19 de fevereiro de 2012

Roteiro de espetáculos de Dança



Com o objetivo de aprimorar mais o conhecimento sobre a Arte Dança e contribuir para o estudo desse conteúdo, hoje obrigatório no ensino básico brasileiro, criamos um roteiro de pesquisa e espetáculos de Dança, onde podemos iniciar o estudo dessa modalidade artística.

Com o recurso da pesquisa na Web, buscamos selecionar alguns sites que tratam da temática. Também apresentamos alguns vídeos, principalmente da ferramenta Youtube, de apresentações de dança para serem apreciados e analisados

Título: A História da Dança

Autoria: Centro Artístico de Dança

Sinopse: Um site onde apresenta trabalhos e pesquisa sobre a manifestação artística, Dança. Para começar a entender sobre essa arte e apreciar adequadamente, o site apresenta um trabalho minucioso da história da dança, onde o pesquisador poderá ler e refletir sobre o início e a evolução da dança.

Endereço eletrônico: http://www.centroartisticodedanca.com.br/site_novo/paginas/historia.asp#intervencao

Título: Dança e suas modalidades

Autoria: Dicas de Dança - http://www.dicasdedanca.com.br/

Sinopse: O blog propõe discutir as várias modalidades de dança e apresenta algumas dicas para aprender e ensinar conceitos básicos de dança

Endereço eletrônico:

http://www.dicasdedanca.com.br/a-danca-e-suas-modalidades-dancas-populares-brasileiras-4.html

Título: Estilos

Autoria: Aquarela – Grupo de Dança e Escola de Samba – Berkely, Califórnia. EUA

Sinopse: O site apresenta os principais estilos populares e folclóricos de dança brasileira. Apesar de o texto apresentar algumas falhas gramaticais, apresenta dados iniciais e básicos para se conhecer alguns tipos e estilos de dança praticada no Brasil (Xaxado, Maculelé, Samba de Roda, Afoxé, Samba Reggae, Axé, Frevo, Carmem Miranda, Gafieira, Dança de Salão, Samba pagode, Passista, Variações de Samba). O curioso é que o site de brasileiro feito para apresentar aos americanos a cultura do Brasil e que propôs divulgar e estudar os estilos dessa arte brasileira.

Endereço eletrônico: http://br.aquarela.com/Estilos.html

O site aquarela permite a migração para o canal do Youtube, http://www.youtube.com/watch?v=4NQFGeflIWY&feature=player_embedded, onde apresenta alguns vídeos de shows produzidos por esse grupo. Em sua apresentação no canal o Grupo Aquarela Dança detalha a fundação e os objetivos

“Aquarela Dance Group and Samba School was founded in 1986 with the goal of promoting Brazilian culture and Carnaval throughout the San Francisco Bay Area and beyond through costume, music, and dance”

O interessante é que o grupo se apresenta como um dos poucos que pesquisam a variedade dos estilos de dança e música brasileira:

“Many other Brazilian dance groups have emerged during the 20 years of our existence, yet Aquarela only has maintained its reputation as the most sought after Brazilian dance company in the San Francisco Bay Area. Aquarela's members take pride in the group's reputation of genuine interpreters of authentic Brazilian music and dance. While most other groups only focus on the glamorous, costumed Rio de Janeiro style of Samba, Aquarela's dancers perform a variety of popular Brazilian dances that showcase the diversity of Brazilian culture, including Afoxé, Samba Reggae, Xaxado, Forró, Pagode, Gafieira, and Axé in addition to the Rio-style Samba.”

Apesar de no vídeo a mostra de seu show ficar patente ainda o “glamorous” do carnaval carioca. Mas é um bom começo para entender as concepções de dança brasileira propagada nos meios de comunicação eletrônica.

Título: Site Idança.net

Autoria: Site Idança.net

Endereço: http://idanca.net/

Sinopse: O site idança.net é uma espaço interessante de divulgação e estudo da dança. Aqui encontramos os principais festivais de danças acontecendo no Brasil e no mundo. As possibilidades de interação são imensas, apresentando vídeos, textos, reportagens e estudos sobre essa temática, além de deixar-nos a par de todos os festivais sobre o gênero. Uma dica de filme proposto no site (acessado em 17/02/2012) é do Projeto Clarabóia. Intenso e instigante, os movimentos dos bailarinos nos dão uma sensação de urbanidade e agitação. Isso é claro uma análise de um amador (etimologicamente falando) da dança:

http://www.youtube.com/watch?v=2UwJcWDOpcU&feature=player_embedded#!.

Observem em seguida, esse vídeo onde faz a propaganda de um documentário de danças chamado “DOCUMENTÁRIO SEVEN SOLOS” com “corpos maduros”. Creio que é assim que dizem de bailarinos mais velhos: http://idanca.net/lang/pt-br/2012/01/31/documentario-seven-solos/19394 . Foi dirigido por Douglas Rosenberg, que acompanha o processo da dançarina Li Chiao-Ping “enquanto ela se prepara para realizar solos exclusivos que os sete coreógrafos pós modenros Elizabeth Streb, Latsky Heidi, Watanabe junho, marcas Victoria, Adams Cynthia, Fenley Molissa e Miller Bebe desenvolveram para ela”.

Daqui reporto a outro (e último website) http://www.filmlinc.com/films/series/dance-on-camera. Aqui temos a oportunidade de conhecer outras iniciativas de estudo da dança, “from the refinement of ballet coaching to the intense individuality of club dancing.”

Na verdade as possibilidades de pesquisa são imensas. Não tenho como relatar todos os eventos e sites existentes, mas deixo aqui o início da caminhada para quem pretende entender um pouco dessa fabulosa arte. Só peço que não perca os textos do site idança.net, pois são textos importantíssimos para quem quiser estar a parte das discussões sobre o processo da dança e principalmente suas novas concepções e linguagem.

Título: DANÇA EM FOCO

Autoria: DANÇA EM FOCO

Endereço: http://www.dancaemfoco.com.br/

Sinopse: O projeto dança em foco nos dá outros caminhos para compreendermos, estudarmos e acompanharmos o percurso da dança contemporânea. Um misto de curta-metragem e danças nos permite refletir com maior profundidade sobre essa estética. O vídeo do Maxixe de Breno César foi super motivador. Buscar compreender a estética, a arte Dança é um dos propósitos a ser seguido pelo pesquisador dessa arte. Então veja em: http://www.youtube.com/watch?v=hUvGk8JnV0Y&feature=player_embedded#!

Por último, e não menos importante, indico o site: http://1001classicas.blogspot.com/

Título: 1001classica

Autoria: 1001classica

Endereço: http://1001classicas.blogspot.com/

Sinopse: O site traz a proposta de analisar alguns tipos de danças clássicas e mostra-nos exemplos de cada uma. Não tem o rigor de idança.net, no entanto é um bom espaço para iniciar o debate sobre o gênero.

Devemos finalizar esse roteiro dizendo que a rede de comunicações, internet, nos oferece poucos meios de aprofundar os conhecimentos sobre a dança e sua linguagem, no entanto o que se segue é um princípio básico para começarmos a compreender essa estética artística. Acredito que, para os pedagogos em formação, é necessário muito estudo teórico e prático, já que não conhecem completamente essa área de estudo. O roteiro exposto acima tem a pretensão de mostrar alguns meios para iniciar esse estudo ou uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema. Como motivo de atividade do curso de Pedagogia da UNESP/Univesp, acreditamos que seria um bom primeiro passo para a reflexão sobre esse gênero.

Para não deixar de lado, porque sou capoeirista deixo um vídeo que gostei muito, no Youtube, que versa sobre essa arte. A discussão sempre continua: http://www.youtube.com/watch?v=7NijTFMa9xk&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário