terça-feira, 11 de dezembro de 2012

HÁ MUITO TEMPO…


HÁ MUITO TEMPO…

Fiquei um bom tempo sem escrever nesse espaço e me deu saudades. Além das saudades, minha consciência me alertava. A obrigação com meus amigos é uma coisa que não pode ser descuidada. E com a educação principalmente. Quando me propus a escrever artigos sobre educação, tive um firme propósito de constituir-se em uma voz que contribuísse com reflexões pertinentes a temática. E não sinto que é um peso, senão algo que constitui a minha própria essência, parte das minhas próprias indagações e da minha descoberta diária sobre a humanidade

Nesse tempo em que estive distante, muitas outras obrigações exigiam de mim maiores atenções. Faculdade de Pedagogia, provas, estudos das disciplinas, estágios, relatórios, provas finais da escola onde trabalho, fichas de avaliações, notas finais, além é claro de outras necessidades e obrigações pessoais. Você poderá pensar que uma pessoa não vive a vida com tantas obrigações desse modo. Não aproveita o bem que a vida tem. Pois eu digo que mesmo sem organização ou disciplina, tenho eu aproveitado o bem que a vida me dá. Mas é claro que eu devo tomar a rédea da minha vida, porque a organização e a disciplina são fundamentais para quem quer alcançar algum objetivo.

FECHADO PARA BALANÇO
Nesse fim de ano, onde todos os alunos estão praticamente de férias e os professores vêem suas atividades sendo reduzidas até chegar ao merecido descanso, torna-se patente dizer que mesmo assim precisamos de disciplina e organização. Até porque as férias não vão durar eternamente e, logo mais, estaremos novamente em sala de aula. Mas não só os professores ou alunos devem se preocupar com tais pressupostos.  Creio que todos nós estamos acostumados a deixar a vida nos levar. Fazer o que deve ser feito, deixar acontecer e, muitas vezes, sem ter noção de tudo o que está acontecendo.
Precisamos aproveitar os momentos em que as tarefas são poucas, que as exigências da vida diminuem por causa das festas e refletir sobre nossa vida, especificamente sobre nossos objetivos. Vocês já se perguntaram para onde querem ir, onde querem estar ou com quem querem comemorar a vida?
Se perguntar somente ou responder superficialmente não basta. Diz o ditado que se não quer esquecer, escreva. Isso mesmo. Aproveite o fim de ano para colocar no papel tudo que não conseguiu fazer nesse ano e gostaria de realizar ainda. Torne isso um novo objetivo. Por exemplo: tirar carteira de motorista, conhecer uma pessoa legal, viajar para Salvador, escrever um livro, sentir o cheiro da praia, casar e etc.
A vida da gente torna-se mais prazerosa quando sabemos realmente por que ou por quem lutamos. Um objetivo na vida é algo sagrado que nos motiva a continuar caminhando.  Pois para que continuar andando se você não sabe para onde vai?


ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA
Após ter uma pequena noção do balanço de sua vida, busque então conselho para duas amigas nossas, às vezes esquecidas. A organização e a disciplina. Que sejamos mais organizados colocando prioridades em nossas ações para que possamos atingir o mais rápido possível nossos objetivos. Que sejamos disciplinados, acreditando em nossos objetivos e mantendo o foco diário necessário para que o objetivo se aproxime de nossa realidade.

Desejo a todos que o fim do ano seja de muita reflexão e recuperação. Que possamos continuar lutando por nossos anseios, agora de modo mais organizado e disciplinado, e que o ano que se segue seja frutífero.

Valdir Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário