quarta-feira, 29 de agosto de 2012

As águas de agosto


As águas de agosto


DIR | valdirfilosofia@hotmail.com

         Esse mês inicia o segundo semestre dos estudantes. Desde a educação infantil ao superior. O mais importante é ter em mente que o início do semestre nos traz o fim do ano e quem estiver com pendências no aprendizado deve pegar firme. Ressalto a responsabilidade de toda comunidade educacional com o sucesso da aprendizagem. Quando nos preocupamos com o desempenho dos alunos de nossa comunidade, buscamos maneiras para efetivar o aprendizado de cada um, pensando no desenvolvimento da sociedade. Para isso, temos provas anuais externas que nos ajudam a compreender o perfil de nossos sistemas educacionais. No caso do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), você pode acompanhar o perfil educacional de sua cidade por meio do site do Portal IDEB.

PORTAL IDEB

Por meio do link http://www.portalideb.com.br/ você tem acesso à página do portal IDEB. Escolha o município que queira pesquisar (no lugar indicado pela seta vermelha abaixo):







Em seguida, o site mostra a VISÃO GERAL DO MUNICÍPIO, com o gráfico indicando a linha cinza, referente à meta, e a linha verde, referente ao resultado obtido.


Há possibilidade de verificar não só o ano corrente, mas outros anos apontando os índices obtidos pelo município.


A possibilidade de verificar o desempenho individual de cada escola do município,

Como também fazer comparações com todas as escolas.

VESTIBULAR
         Para os alunos que pretendem prestar vestibular, a temporada começou e as principais faculdades do país já têm o processo de ingresso datado. A dica mais importante é não entrar em desespero. Principalmente aqueles que não foram tão disciplinados no planejamento e execução dos estudos. O bacana é manter focado e aprender o que puder com máxima qualidade. A habilidade de interpretação, raciocínio lógico e produção textual devem ser prioridades em vez do tradicional decoreba. De forma mais atenta podemos perceber que os vestibulares estão mudando seus perfis e, junto com o Enem, a valorização das habilidades citadas é primordial.

ESCREVER E LER
         A leitura e escrita são fundamentais para todo estudante. E não adianta dizer que essa habilidade é só para quem escolher as áreas de Humanas. No vestibular quem não tem hábito de leitura e escrita vai ficar para traz. Ler, principalmente as notícias contemporâneas e as produções literárias contribui para reflexão do aluno, trazendo elementos necessários para uma boa redação e interpretação de texto, além de adquirir conhecimentos e dados sobre vários assuntos. E não adianta dizer que você sabe português e, por isso, não vai se dedicar tanto à matéria. Infelizmente ouvi muitos amigos dizerem isso e depois perceberem que deveriam dar mais atenção à língua pátria.

ENEM.
Apesar das polêmicas que o Enem vem produzindo nos últimos anos, ainda é um importante instrumento para aferir conhecimento individual. Ajudando ou não a ingressar em uma faculdade, você terá condição de perceber se seu planejamento e execução de estudos foram satisfatórios ou não. Acredito que o modelo dessa avaliação preza por demais pelas habilidades de leitura e escrita.

É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário