sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ESTUDAR I


Dir – valdirfilosofia@hotmail.com


NOS ÚLTIMOS ARTIGOS
         Olá. Durante esse tempo na coluna DIR COM EDUCAÇÃO, conversamos sobre alguns temas educacionais como diferença entre Educador e Professor, a não unanimidade dos posicionamentos educacionais, a educação na creche entre outros.
        
         Hoje quero direcionar nossa reflexão aos que têm dificuldades com leitura e escrita e precisam dessa habilidade para prestar concursos e vestibulares. Como já disse outra vez, essas habilidades são necessárias, mas não somente para os vestibulares ou concurso. Em todas as relações sociais que estabelecemos necessitam dessas habilidades. Por isso, convido para participar dessa trilha.

LER PARA ESCREVER
        
Já não é novidade para muita gente que para escrever umbom texto é preciso uma pitada, até generosa, de boas leituras. Até porque não se escreve aquilo que não se sabe ou não tem informações. Não se cria do nada.


         Mais importante ainda, para quem vai prestar vestibular ou concursos, é também ter senso crítico. E o que seria isso?

         Senso crítico é a atitude humana de conseguir compreender, ao analisar, e produzir opinião sobre uma matéria, sobre um texto, sobre uma leitura.

         Alguns pesquisadores têm divididos o processo de leitura em duas etapas. Leitura Superficial e Profunda.

LEITURA SUPERFICIAL

         A leitura superficial é aquela primeira leitura que você faz de um texto, conhecendo primeiramente o assuntoe o posicionamento do autor, percebendo os exemplos e os argumentos usados. Medindo a extensão do texto, afacilidade ou dificuldade, identificando termosdesconhecidos etc.

         Eu em minha prática leitora costumo fazer duas Leituras superficiais de textos acadêmicos (filosóficos e científicos), literário não contemporâneo e uma leitura superficial de textos jornalísticos, crônicas e textos literários contemporâneos, por exemplo.

         Ao identificar o assunto escrevo num papel à parte.
        
Por exemplo:
“Assunto do artigo do Dir: Níveis de Leitura”.

Cuidado. Há textos que você poderá encontrar mais de um assunto. Isso fica para outro momento, ok?

         Ao identificar o assunto, posso já entender qual o posicionamento do autor, o que indica. Se você se sentir motivado a escrever, produza algumas linhas sobre o que você sabe do tema. Se o assunto é sobre futebol, descreva o time que você gosta, o que você critica a respeito das regras ou posicionamentos de alguns profissionais. Já é um bom exercício, não acha?

         O importante também nessa leitura é identificar palavras desconhecidas. Em um papel escreva as palavras que você precisa procurar no dicionário ou pesquisar sobre ela em outros livros.

Por exemplo:
Posicionamento (5º parágrafo, segunda linha) –
Quando o livro é meu, eu tenho hábito de sublinhar em vermelho para depois, na leitura profunda, buscar o significado.

         A respeito da extensão do texto, se esse for muito grande, você poderá se preparar para uma leitura profunda dividindo os textos em partes menores para tentar compreendê-lo. Pode usar os capítulos ou parágrafos presentes no texto ou fazer sua própria divisão. Assim terá condições de, na Leitura Profunda, não tornar sua análise tão complexa a ponto de se perder em sua leitura.

NO PRÓXIMO ARTIGO
         Falaremos sobre Leitura Profunda e algumas dicas para interpretação e análise crítica. Até parece um trabalho muito árduo a leitura, não acha? Mas não é bem assim, quando pegar hábito, experiência, todos esses passos serão tão naturais que você nem perceberá. A tendência é o desaparecimento da fadiga e o aparecimento do prazer em ler. Se você tiver coragem de enfrentar os primeiros obstáculos, verá que depois, com o tempo, as leituras tendem ser mais fáceis.

É isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário